Clique
na imagem para acessar os próximos Roteiros de Estudo. Eles, também, estarão
publicados na sala de aula virtual e as atividades correspondentes deverão ser
entregues para os professores no ambiente Classroom, cujos códigos estão
descritos logo abaixo. Bom trabalho!
Cada aluno deverá acessar o seu e-mail institucional e abrir o aplicativo Classroom,
para entrar na sua sala de aula virtual.
Sequências Didáticas - História
Aula de História - Professora Marisa Esparrel - 7º A/B/C
Alunos dos 7ºanos A/B/C, acessar os links das aulas que seguem e realizar as
atividades, conforme orientações.
Professora Aline – História – 7º D
Total de aulas: 12
Habilidades: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Conteúdo: Os astecas; dominação asteca; saberes e técnicas dos astecas; Os maias; sociedade e economia; Os incas; sociedades incaias; Ayllu; Mita; Tupis.
África; império Mali; Congo; Os iorubas.
Recursos: Caderno, Livro didático, livros e internet.
Semana 1.
Atividade 1: Leitura e interpretação do capitulo dois do LD. Pg 24 a 38.
Pesquise sobre os países do continente africano e suas principais diferenças e elabore um texto para explicar a respeito.
Atividade 2: Leitura e interpretação do texto “Tombuctu” pg 28
Faça uma pesquisa sobre o artigo 216 da constituição brasileira e conceitue patrimônio histórico cultural e por que Tombuctu foi elevada a patrimônio cultural da humanidade.
Atividade 3: Leitura e interpretação do texto “Noz de cola”
Responda as questões da pagina 29 do LD. E labore um texto explicando qual a base da economia malinesa.
Atividade 4: Leitura do texto “Reino do Congo” LD pg 32
Pesquise e elabore um texto explicando como o reino do congo expandiu suas fronteiras e organizou politicamente.
Semana 2.
Atividade 5: Leitura e interpretação dos textos e realização das atividades das paginas 39, 40 e 41 do LD.
Atividade 6: Leitura e interpretação do texto “o africano” do LD
Responder as questões a, b e c da pagina 42 do LD.
Atividade 7: Leitura e interpretação do texto “vozes do passado”
Atividade LD. Pagina 43
Atividade 8: Leitura e interpretação do texto “Os três irmãos(um conto africano)”
Responder as questões do LD paginas 44 e 45.
Semana 3.
Atividade 9: Pesquise a respeito dos reinos iorubas e daomeanos.
Elabore um texto explicando como era o sistema politico predominante em Ilê Ifê e quem governava a aldeia.
Atividade 10: No Brasil temos muitos artistas herdeiros das tradições iorubas.
Identifique alguns desses artistas e elabore um texto sobre eles.
Atividade 11: Pesquisa sobre a Nigéria e escreva um texto com as seguintes informações: Localização geográfica, economia, artes e idioma.
Atividade 12: O jongo foi registrado pelo iphan como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Faça uma pesquisa sobre o jogo e escreva um texto com o roteiro a seguir:
- O que é jongo?
- O que ele representa?
- Onde se desenvolveu?
- Por que é importante sua preservação?